quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NATAL, NATAL, NATAL...


“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (1º Jo. 3.2)
 
Festa cristã ou celebração pagã?

            Tradicionalmente, o final do ano é um período em que as palavras “paz e esperança” tornam-se mais freqüentes.
O que algumas Comunidades crêem sobre o Natal é baseado em relatos bíblicos e em livros históricos que comprovam com evidências que a sua comemoração, como é feita no mundo, e até mesmo dentro da Igreja, não está dentro dos padrões estabelecidos por Deus.
O objetivo é esclarecer sobre a comemoração do Natal, principalmente em relação a dois pontos:

• A oficialização do dia 25 de dezembro como data do nascimento de Jesus Cristo;
• Qual o posicionamento que devo ter com nossos familiares e amigos quando convidado para participar de uma ceia de natal.

A DATA

"Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.”     Lucas 2.1.

            Em primeiro lugar, não há nenhum registro nas escrituras que seja claro e específicas sobre uma data exata em que Jesus tenha nascido. As indicações apontam apenas para um tempo aproximado.
O ponto de partida é em (Lucas 1.5), que declara: "Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias (marido de Isabel e pai de João Batista), do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão, e se chamava Isabel". Ainda no capítulo 1, vê-se que Isabel engravidou de João Batista logo após o exercício do turno de seu marido.
A Palavra nos mostra que o anjo Gabriel apareceu a Maria e lhe fez a promessa do nascimento de Jesus, que foi concebido seis meses após João Batista. A chave para encontrar uma data aproximada do nascimento de Jesus está em retornar ao Antigo Testamento e identificar quando foi estabelecido o turno de Abias.
I Crônicas 24.7-18 mostra que Davi havia estabelecido um total de vinte e quatro turnos de quinze dias cada, durante o período de um ano. O turno de Abias era o oitavo, como nos mostra o trecho entre os versículos 7 e 10:
            “Saiu à primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Malquias, a sexta a Miamim, sétima a Coz, a oitava a Abias.”
            Mesmo após ministrar no Tabernáculo de Davi, os sacerdotes continuaram com sua tarefa no Templo de Salomão – obedecendo à mesma ordem - e até a destruição do Templo de Jerusalém por Herodes, em 70 a.C. 
Na prática, significa que a divisão por turnos ainda era seguida nos dias do nascimento de Jesus. Portanto, para localizar a data do Natal em nosso calendário, precisa primeiro situá-la no calendário judaico a partir da ordem dos turnos dos sacerdotes até chegar ao oitavo, que era o de Abias.
            A primeira indicação sobre o período de funcionamento dos turnos sacerdotais está em (Êxodo 12.1-2): “Disse o Senhor a Moisés e a Arão na Terra do Egito: este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.”
            Esse primeiro mês do ano do calendário religioso judaico está expresso a partir da primeira Páscoa, em (Levítico 23.5): “No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor”.
            Sabe-se que a Páscoa é uma festa móvel que, ano após ano, muda de data. Assim, comparando Levítico e Êxodo, é possível afirmar que o primeiro mês do calendário religioso judaico quando começavam os turnos dos sacerdotes - coincide ao bimestre março e abril no nosso calendário.
            Assim, ao final do turno de Abias, que seria em junho/julho, João Batista é gerado e, seis meses depois, por volta de dezembro/janeiro, Jesus é gerado. Compare os períodos na tabela dos turnos.
Se considerar a geração de Jesus nesse período e um ciclo normal de gravidez (nove meses),  é possível concluir que Jesus nasceu entre setembro e outubro, exatamente quando era celebrada pelo povo judeu a Festa dos Tabernáculos.
Isso não é pura coincidência, pois em (João 1.14), lê-se: "E o VERBO (Jesus) se fez carne, e habitou (no grego: tabernaculou) entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai".
Outra comprovação de que a data de seu nascimento não poderia ser em 25 de dezembro é dada em (Lucas 1.8): "Naquela mesma região, pastores que viviam nos campos guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite".
No hemisfério Norte, dezembro cai exatamente no inverno, que até hoje é bastante rigoroso. Os pastores não tinham o costume e até os dias atuais não têm, de ficar no campo expostos ao frio guardando as ovelhas. Para fugir das baixas temperaturas, colocavam as ovelhas em apriscos.
Em outra passagem de (Lucas 2.1), tem outra importante pista: "Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se".
Historicamente, os imperadores nunca convocaram o povo para um recenseamento no inverno, pois sabiam que muitas pessoas seriam impossibilitadas de viajar devido aos rigores do frio.
A igreja de Jesus precisa valorizar aquilo que Deus e Jesus valorizam em sua Palavra. É óbvio o fato de que nem o próprio Jesus e tampouco os discípulos da igreja primitiva comemoraram sequer uma única vez o seu aniversário.
Também não se encontra nenhuma referência bíblica sobre o estabelecimento de uma data na qual fosse lembrado o "aniversário de Jesus". Na verdade, a única celebração que o próprio Jesus ordenou a seus discípulos guardarem como memorial foi a "Comunhão", ou "Ceia do Senhor" (I Co 11.23-26).
Portanto, esta comemoração que já, durante muitos anos, tem sido apresentada por alguns segmentos; seja religioso, comercial, é a maneira que encontraram para resolverem seus interesses. A “igreja”; trazendo as celebrações e influências de outros povos, no intuito de obter mais fiéis, mais renda para seus cofres. O “comércio”; no início do século passado, busca através do “bom velhinho”, aumentar seu faturamento.
Nada mudou? Não, continuamos recebendo todo tipo de influência, mesmo consciente, pois é agradável, satisfaz nosso ego, tudo fica iluminado neste período, mesmo que seja em um período de trinta dias.
A palavra de Deus nos diz: “vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo.”  (Mc. 13.35-36)
Paulo Roberto Magalhães
“A influência pagã na igreja”