segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

WESLEY E A IGREJA REFORMADA

Alguns líderes tradicionais acusaram Wesley de causar divisões ou cismas ao colocar membros da igreja em classes. Evidentemente, ele foi acusado de “formar igrejas de igrejas”. No vernáculo moderno, ele esta sendo acusado de roubar ovelhas. Ele negava isso categoricamente! Sua resposta era a seguinte: “Se vocês querem dizer que apenas estamos reunindo pessoas das construções chamadas igrejas, então eu concordo. Mas se vocês querem dizer que estamos separando cristãos de cristãos, e dessa forma destruindo a comunhão cristã, então eu não concordo”.
    Se procurarmos verificar o motivo do sucesso de Wesley em estabelecer um movimento em células onde outros falharam, percebemos que tem que ver com sua compreensão da natureza dessas “classes”. Esses grupos pequenos (classes) funcionavam como a igreja. Eles realizavam o que a igreja deveria realizar. Quando veio a oposição, Wesley não foi distraído pela igreja tradicional que se considerava a verdadeira igreja. As classes eram a verdadeira igreja para Wesley e, por isso, recebiam a sua atenção especial. Essas classes funcionavam com a autoridade de corpo de Cristo. Visto que Wesley colocava um propósito espiritual e uma natureza doutrinária tão elevada nas suas classes, elas puderam opor-se à resistência da igreja tradicional.
    Wesley protegeu seus grupos pequenos porque ele corretamente identificou-se como o coração do seu movimento. Ele simplesmente não desperdiçava seu tempo com pessoas que não participavam da comunidade (ou sociedade). Ele no seu diário em 26 de maio de 1759:...

     Este texto encontra-se no livro “A Segunda Reforma”, de William A. Beckham, pág. 142, juntamente com a parte do diário de Wesley.